21 de janeiro de 2015

Dicas alimentares e procedimentos terapêuticos naturais


Algumas dicas importantíssimas para quem quer cuidar do corpo:

1. Tenha uma dieta variada e tente incluir frutas frescas, vegetais verdes, ervilhas e produtos integrais - todas excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras. Dê preferência aos alimentos orgânicos.
2. Use o mínimo possível de água quando cozer vegetais, prefira o processo a vapor (para evitar perda de vitaminas solúveis em água). Cozinhe o vegetal pelo menor tempo possível ou tente comer os alimentos crus, se não for Vata.
3. Vitaminas são frequentemente armazenadas na casca de frutas e vegetais, portanto procure comer a casca e folhas.
4. Coma pelo menos 4 nozes e 2 castanhas do Pará (por dia), além de sementes que são fontes de zinco, elas contêm uma grande variedade de vitaminas e minerais e combatem os radicais livres. As nozes têm vitamina B1, que imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas ‘a memória.
5. Livre-se das panelas de alumínio, que é um potente veneno que pode causar danos ao cérebro.
6. Zinco é encontrado em sementes, amêndoas e vegetais verdes escuros.
7. Coma pelo menos 6 vezes ao dia, num intervalo máximo de 3/3 horas entre uma refeição e outra (relativo)
8. Substitua os cereais refinados (brancos) por integrais
9. Substitua o açúcar refinado (branco) por mel ou açúcar mascavo
10. Inclua uma xícara de chá de frutas secas variadas em sua refeição



11. Sua última refeição deverá acontecer no máximo 2 horas antes de se deitar e de preferência uma sopinha
12. Tome no mínimo 2 litros de água por dia
13. Se você anda mais ansiosa que o normal, eleve o nível de serotonina comendo 2 bananas por dia. Nela você encontra triptofano e vitamina B6, juntas produzem serotonina em grande quantidade.
14. Se você anda triste sem motivo, pode ser novamente a serotonina. Coma duas colheres de mel por dia. O Mel é um calmante natural e regenera a microfida intestinal. 90% do neurotransmissor do bom humor, a serotonina é produzida no intestino.
15. Se está com dificuldade de dormir, coma meio abacate pequeno, de 3 a 4 vezes por semana. A vitamina B3 que existe no abacate equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono.
16. Se você se sente meio angustiado e com aquela sensação de medo, pode estar relacionado ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Eles ajudam no balanceamento das sensações. Como 3 conchas pequenas de lentilha por semana. Ela tem efeito ansiolítico.
17. Troque o ovo por linhaça. Tem o mesmo efeito e dá para utilizar inclusive em bolos
18. Tome 4 xícaras de chá verde por dia se o sentimento for de stress. Ele contém fitoquímicos, ou seja, polifenóis e catequinas, capazes de neutralizar substâncias oxidantes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada.
19. Tome 4 gramas de algas por dia, se perceber uma atitude obsessiva, como por exemplo, voltar várias vezes a casa para ver se trancou a porta. Isto pode ser um sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorella funciona como um reparador celular e melhora as funções fisiológicas e o sistema imunológico. Contém vitaminas B3, B6, B12 e E, minerais como cálcio, magnésio e fósforo e aminoácidos como triptofano que ajudam a estabilizar o sistema nervoso, acabando com a famosa aflição.
20. Para evitar nervosismo e irritabilidade, coma 2 colheres de chá de gérmen de trigo por dia. Ele contém vitamina B1 e inositol, que ajudam na concentração. Como contém também a vitamina B5, é indicado como calmante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário