13 de janeiro de 2015

Missão


“Tenho achado o significado da minha vida ajudando aos outros a encontrar na suas vidas um significado” (Victor Frankl)

Missão é a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que define o significado a essa existência.

A missão da organização ou empresa liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada à medida que representa a sua razão se ser. Assim, como no universo empresarial, a missão de vida de uma pessoa é sua finalidade de existir para si mesmo e para os outros.

Se pensarmos em missão de vida, muitas perguntas vêm à tona. Perguntas como:

1. Porque é importante ter e identificar uma missão?
2. Qual a força de uma missão?
3. Qual a força de uma missão bem explicitada?
4. O que se pretende ao estabelecer/identificar uma missão?
5. É fácil explicar e ter uma missão?

Algumas citações podem colaborar para elucidar estas questões:

 “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão  e razão de existir da organização torna possíveis, claros e realistas os ob jetivos da empresa.” (Peter Drucker)

Por sua vez uma pessoa não se define somente pelo seu nome, mas pelo que faz com sua existência. O ditado diz que ‘nenhum vento é favorável àquele que não sabe para onde vai’. Portanto, além de ser importante definir a que viemos, é importante saber o que fazer com isso. Para onde caminhar com a nossa missão.

“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum  de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem ex plícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais  da empresa.” (Philip Kotler)

Quando determinamos e sabemos o porquê da nossa existência, todos à nossa volta possuem clareza de quem somos. Nossa missão diz muito às pessoas a respeito da personalidade que temos. Ter uma missão é tão importante, que possibilita até mesmo ter ao nosso lado pessoas que convergem com nossas idéias e sentimentos. E, também os limites do que vamos tolerar e do que queremos participar na nossa vida.

 “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você  aprenderá muito ao tentar escrevê-la.” (S. Tilles)

Escrever sua missão de vida é um processo de auto-descoberta. É navegar na profundidade da alma, do coração e da razão. É unir tudo o que cremos às nossas virtudes, sonhos e objetivos e compreendermos porque estamos aqui. Não importa que todos saibam o porquê você vive desde que sintam os benefícios dessa existência.



 “Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só  assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, con- centrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo.” (Peter Drucker)

Descobrir porque existimos requer empenho, dedicação e uma grande dose de fé e paciência. Fé para crer que estar nesse processo de busca pela existência fará uma intensa diferença em seus planos de vida. E paciência para encontrar respostas reais e fieis ao que você é. Toda busca é de alguma forma dolorosa; ou porque enfrentamos o medo do que é novo ou porque nos deparamos com a resolução do que estava no passado e precisa ser resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário