Missão
“Tenho achado o significado da minha vida
ajudando aos outros a encontrar na suas
vidas um significado” (Victor Frankl)
Missão é a finalidade da
existência de uma organização. É aquilo que define o significado a essa
existência.
A missão da organização ou
empresa liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos
pelos quais foi criada à medida que representa a sua razão se ser. Assim, como
no universo empresarial, a missão de vida de uma pessoa é sua finalidade de
existir para si mesmo e para os outros.
Se pensarmos em missão de
vida, muitas perguntas vêm à tona. Perguntas como:
1. Porque é importante ter e
identificar uma missão?
2. Qual a força de uma missão?
3. Qual a força de uma missão
bem explicitada?
4. O que se pretende ao estabelecer/identificar
uma missão?
5. É fácil explicar e ter uma
missão?
Algumas citações podem
colaborar para elucidar estas questões:
“Uma empresa não se define pelo seu nome,
estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição
clara da missão e razão de existir da
organização torna possíveis, claros e realistas os ob jetivos da empresa.”
(Peter Drucker)
Por sua vez uma pessoa não se
define somente pelo seu nome, mas pelo que faz com sua existência. O ditado diz
que ‘nenhum vento é favorável àquele que não sabe para onde vai’. Portanto,
além de ser importante definir a que viemos, é importante saber o que fazer com
isso. Para onde caminhar com a nossa missão.
“Uma missão bem difundida desenvolve nos
funcionários um senso comum de
oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem ex plícita
atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho
independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” (Philip Kotler)
Quando determinamos e sabemos
o porquê da nossa existência, todos à nossa volta possuem clareza de quem
somos. Nossa missão diz muito às pessoas a respeito da personalidade que temos.
Ter uma missão é tão importante, que possibilita até mesmo ter ao nosso lado
pessoas que convergem com nossas idéias e sentimentos. E, também os limites do
que vamos tolerar e do que queremos participar na nossa vida.
“Você pode não aprender muito ao ler a missão
de uma empresa - mas você aprenderá
muito ao tentar escrevê-la.” (S. Tilles)
Escrever sua missão de vida é
um processo de auto-descoberta. É navegar na profundidade da alma, do coração e
da razão. É unir tudo o que cremos às nossas virtudes, sonhos e objetivos e
compreendermos porque estamos aqui. Não importa que todos saibam o porquê você
vive desde que sintam os benefícios dessa existência.
“Definir a missão de uma empresa é difícil,
doloroso e arriscado, mas é só assim que
se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, con- centrar
recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho
ótimo.” (Peter Drucker)
Descobrir porque existimos
requer empenho, dedicação e uma grande dose de fé e paciência. Fé para crer que
estar nesse processo de busca pela existência fará uma intensa diferença em
seus planos de vida. E paciência para encontrar respostas reais e fieis ao que
você é. Toda busca é de alguma forma dolorosa; ou porque enfrentamos o medo do
que é novo ou porque nos deparamos com a resolução do que estava no passado e
precisa ser resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário